Assim tenho que me referir quando falo do Moleque Bom de Bola da EEB São Vicente. Nos últimos 10 anos, ninguém no estado tem história igual. Só para relembrar: Campeã 2002 e 2008 no feminino, 2003, 2004, 2007, 2010 campeã no masculino e ainda campeã no JESC no naipe futsal feminino em 2008, 3º colocado no moleque masculino em 2008, 2º colocado moleque masculino em 2009. A escola possui 6 títulos estaduais, repito, títulos estaduais nos últimos 10 anos de competição. È claro, esse trabalho já estava acontecendo anteriormente. Nossos professores e atletas são verdadeiros heróis, guerreiros. Trabalham com condições mínimas. O professor faz papel de pai, psicólogo, preparador físico, preparador de goleiros, massagista, médico, coordenador e outras coisas mais. Precisamos sensibilizar as pessoas para oferecer a eles melhores condições de trabalho, equipe técnica, apoio incondicional em todos os aspectos ou será que terão que provar alguma coisa ainda. Observem o brilho no olhar desses professores, desses atletas, desses pais, dessas famílias. Analisem a postura desses meninos na escola, na sociedade. O orgulho que demonstram ao defender nossa escola, nosso município. Analisem os números. São 1200 escolas aproximadamente no estado, e o São Vicente tem a hegemonia na modalidade. São 80 mil atletas aproximadamente por ano participando da modalidade e apenas 20, 22, 25 chegam ao topo e os nossos estão sempre lá. São mais de 290 municípios envolvidos no estado e Itapiranga é destaque. Poderia citar muito mais. Difícil entender porque não é dado mais importância a esse projeto aqui. O que está sendo feito não é suficiente. Eles merecem mais. Do ponto de vista do esporte escolar, o São Vicente, Itapiranga é respeitado por todas as escolas e municípios do estado. Temem quando sabem que precisam enfrentar nossas equipes. Por traz de tudo isso está o trabalho incansável, digno dos atletas e dos professores Daniel e Bráz. Tenho a certeza que temos os melhores treinadores do estado na modalidade e por justiça e mérito cito também o professor de Tunapolis Edson Bieger(Pibi). Dedicam horas e horas de suas jornadas ao projeto. E o resultado não é só esportivo. Esses atletas aprendem e desenvolvem valores para a vida. Aplicam na escola, no trabalho, na família, na sociedade. O ganho social de tudo isso é imensurável. Aprendemos muito com eles.
O esporte educa, disciplina, motiva, ensina a buscar objetivos, absorver derrotas, conviver, tolerar, perseverar e etc. Histórias incríveis, resultados inesperados, superação, batalhas, vitórias inexplicáveis, mas muito trabalho faz parte dessa odisséia denominada “Moleque Bom de Bola do São Vicente e de Itapiranga”. Verdadeiras lições de vida nessa trajetória aconteceram. Sugiro que o esporte amador em nosso município seja repensado em todas as modalidades. O potencial humano é visível. Temos ótimos professores e atletas. Precisamos valorizar e investir naqueles que elevam nosso município. Não tenho duvida, o esporte em Itapiranga está se fortalecendo, vejo moleques, molecas e atletas de outras modalidades se destacando e representando nosso município por outras equipes em outras cidades e estados. Precisamos apoiar não só o esporte escolar, até 14, 15, 16 anos. Precisamos dar continuidade nos investimentos e apoiar todas as modalidades e faixas etárias. Potencial está comprovado que temos. Queremos que representem nosso país, nossos clubes e nosso clube. Copa do Mundo, Olimpíadas, brasileiro, estaduais, regionais, municipais vem aí.
Em 2011 a história se repetirá. Itapiranga no naipe feminino já obteve conquista estadual e o Moleque do São Vicente com o professor Daniel está na fase estadual, eu aposto, vai disputar os primeiros lugares. Incrível, inacreditável.
Futuros candidatos e empresas aproveitem para investir no esporte amador e de base, o retorno é garantido. O bom de tudo isso é fazer parte dessa história.
Eduardo Guarienti
Nenhum comentário:
Postar um comentário