Foram definidos no último domingo (21), em Rio Negrinho , os campeões masculino e feminino da 19ª edição do Moleque Bom de Bola. Entre os meninos o título ficou com Itapiranga (EEB São Vicente) que venceu nos pênaltis (5 a 3) a equipe de Biguaçu (Colégio Incentivo), depois que a partida terminou em 0 a 0 no tempo normal. No feminino, Camboriú (EBM Ivone Teresinha Garcia) bateu Tangará (EBM Maria Ozório Zummer) por 3 a 0 e ficou com o título.
O Moleque Bom de Bola chega ao final depois de cinco dias de disputa na fase estadual, que abrangeu 17 municípios, 20 escolas e 420 alunos. No projeto todo foram 84 mil alunos, de 1171 escolas de 272 cidades catarinenses
O domingo de decisão no Estádio Luiz Bernardo Olsen começou com as meninas. Às 9h, iniciou-se o jogo entre Camboriú (EBM Ivone Teresinha Garcia) e Tangará (EBM Maria Ozório Zummer). No início até houve equilíbrio, mas logo a superioridade da equipe de Camboriú ficou evidente. Thamirys abriu o placar e depois Jaíne e Vitória fecharam a contagem em 3 a 0. Para o técnico de Camboriú, Rubens Jose Marçal, que comandou a equipe com Anderson Cardoso e Rossilda Aparecida dos Santos, o campeonato foi muito competitivo. “Vencemos porque também fizemos um trabalho psicológico com as meninas. Não basta apenas treinar e jogar, é preciso ter tranqüilidade e conseguimos ajustar isso no time”, disse.
A escola já havia sido campeã em 2007 e teve também boas colocações nos anos anteriores. “Sempre estamos chegando nas fases decisivas. É fruto de muito treinamento e também do apoio que temos da Secretaria de Educação de Camboriú e da diretoria da nossa escola”.
Depois das meninas, as equipes masculinas de Itapiranga (EEB São Vicente) e Biguaçu (Colégio Incentivo) entraram em campo sedentas pelo título. A EEB São Vicente queria o quarto título no Moleque Bom de Bola, mas desafiava o bom time do Colégio Incentivo, que conta com cinco meninos já jogando no Sub-15 do Avaí e quatro no Figueirense. Além disso, a única derrota de Itapiranga em todo o Moleque Bom de Bola havia sido justamente para Biguaçu, na primeira rodada da fase estadual.
Com a bola rolando, Biguaçu tomou a iniciativa e esteve mais perto do gol no primeiro tempo. Na segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado, com boas chances de gols para os dois lados. Nos últimos minutos, a pressão maior foi da equipe de Biguaçu, que teve pelo menos três boas chances de fazer o gol do título nos instantes finais.
Mas, sem gols, a decisão foi para as penalidades. Depois de duas cobranças certas para cada lado, brilhou a estrela do goleiro Tiago, de Itapiranaga. Ele pegou a cobrança de Valdir, que foi determinante para o título. “Eu vi ele olhando para o canto direito, mas na hora me veio na cabeça de que bateria no outro canto. Pulei e consegui pegar”, explicou. No fim, a equipe fez 5 a 3 e comemorou o título.
Para o técnico Daniel Skrsypcsak, Itapiranga não era favorita, mas o diferencial foi a humildade. “Sabíamos que outros times tinham mais potencial, mas levamos isso para os meninos como sendo motivo para superarmos. Eles treinaram duro, entenderam a necessidade de se doarem e isso foi contribuiu para conseguimos o título”, disse Daniel.
Tentando controlar o choro dos meninos, o técnico de Biguaçu, Paulo Ricardo de Faria, declarou que a perda do campeonato se deu durante o tempo normal. “Tivemos mais chances de marcar o gol, mas não soubemos finalizar bem. Aí nos pênaltis o lado psicológico pegou e perdemos. O que tenho a dizer é que a equipe está de parabéns, pois fizemos um campeonato muito bom“, avaliou. (Foto de Claudia Sanz)
Campanha dos campeões na fase estadual
Masculino
EEB São Vicente (Itapiranga) 0 x 2 Colégio Incentivo (Biguaçu)
EEB São Vicente (Itapiranga) 3 x 0 EEB Profª Aurora Jabloski (Rio Negrinho)
EEB São Vicente (Itapiranga) 1 x 0 EEB. Profª Lilia A. Oechsler (Jaraguá do Sul)
EEB São Vicente (Itapiranga) 1 x 0 CE Recriarte (Camboriú)
EEB São Vicente (Itapiranga) 0 x 0 Colégio Incentivo (Biguaçu) (5 a 3 nos pênaltis)
Feminino
EBM Ivone Teresinha Garcia (Camboriú) 3 x 1 EEB PE Vendelino Seidel (Iporã do Oeste)
EBM Ivone Teresinha Garcia (Camboriú) 0 x 0 EBM Ozório Zummer (Tangará)
EBM Ivone Teresinha Garcia (Camboriú) 4 x 0 EMEB Lucinda M. Pscheidt (Rio Negrinho)
EBM Ivone Teresinha Garcia (Camboriú) 1 x 0 EEB Alinor Vieira Corte (Papanduva)
EBM Ivone Teresinha Garcia (Camboriú) 3 x 0 EBM Ozório Zummer (Tangará)
Atletas campeões
Masculino - EEB São Vicente (Itapiranga)
Tiago
Cesar Rafael
Jean Michel
Mathias
Eduardo
Jean Meirelles
Gabriel
Ronaldo
Adalmir Rossa
Alan
Ariel
Mateus
Willian
Anderson
Gabriel Bourscheid
Diego
Rodrigo
Gustavo
Eric Maurício
Técnico: Daniel Skrsypcsak
Fonte: Bom de Bola Parati
Nenhum comentário:
Postar um comentário